FEDERAÇÃO PORTUGUESA
DE NATURISMO

Desde 1977 a dignificar a nudez

Início > Viver nu > III Encontro Ibérico

III Encontro Ibérico

 


Conclusões

A Federação Portuguesa de Naturismo, realizou entre os dias 13 e 18 de Agosto, no parque de campismo «MONTE NATURISTA O BARÃO» o III Encontro Ibérico de Naturismo, com a principal finalidade de juntar naturistas de ambos os países.

Nos 5 dias passaram, e participaram, neste encontro, mais de 60 naturistas oriundos de Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Holanda e também um naturista Argentino com residência em Beirute, Líbano, tendo sido trocadas experiências e abordado as diferentes vivências naturistas de cada País.

Foi igualmente muito importante a presença dos Presidentes do Clube Naturista do Algarve, do Clube Naturista do Centro e da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, com os quais discutimos o futuro desejável para o Naturismo Português.

Além destes tivemos também a participação do Turismo do Algarve com a presença da Chefe de Gabinete Célia Arménio que connosco teve a oportunidade de conhecer mais de perto a realidade do Movimento Naturista e as reais potencialidades do Turismo Naturista para a economia nacional e em particular para a economia da região algarvia, que com o seu clima tem todas as condições naturais para se tornar uma referência a nível mundial, podendo absorver uma larga fatia dos 60 milhões de turistas naturistas existentes na Europa e Estados Unidos.

Cabe-nos agora a nós desmistificar o naturismo, perante a opinião pública nacional fazendo com que os mitos relacionados com o nudismo caiam de uma vez por todas e os Portugueses possam olhar para nós, como alguém que se preocupa e defende o meio ambiente e utiliza a sua nudez como uma forma de respeito por si próprio e pelos outros.

A este propósito foi divulgada a todos os que ainda a desconheciam a prelecção do Papa João Paulo II in «Amor Y Responsabilidad» - «A impureza do corpo não se relaciona com a nudez, parcial ou integral que nem sempre é impudica. Se alguma pessoa se valer da nudez para tratar alguém como um objecto de prazer, então é essa pessoa que comete um acto impuro. A nudez do corpo não tem qualquer relevância, excepto quando desempenha um papel negativo em relação ao valor da pessoa. Mesmo quando a nudez está relacionada com um acto carnal, a dignidade permanece preservada. O impudor nasce de vontade de reduzir essa pessoa, por causa do seu corpo e do seu sexo, a um mero objecto de prazer. O corpo humano não é impudico, nem o são as reacções de sensualidade a ele. A nudez do corpo não pode ser considerada impura, quando existe uma razão para ela»

Neste encontro fomos brindados com projecto EDNATURA, o primeiro, já de alguma dimensão, onde está prevista a construção de 3 resorts naturistas, que irão criar entre 150 a 210 postos de trabalho, com um valor global de investimento da ordem dos 15 milhões de euros. Este investimento irá ser realizado por um Empresário Nacional, também ele adepto da nossa filosofia de vida e que tem por hábito fazer férias fora do País em resorts naturistas. Sendo conhecedor das potencialidades deste nicho de mercado, não hesitou em investir. Esperemos que outros se sigam.

Foi também discutida a grande necessidade de investimento nas praias oficiais, por modo a torná-las mais atractivas para os visitantes. Para que isto possa ser uma realidade a curto prazo, vai a FPN encetar desde já, contactos com as Entidades que superintendem as concessões de praia, para que tão breve quanto possível possamos ter as mesmas condições que as praia não oficiais, ou não naturistas.

Sendo a FPN uma organização virada para a defesa do meio ambiente, iremos igualmente integrar-nos nas Organizações de Defesa do Meio Ambiente.


Após este III Encontro Ibérico os laços entre os naturistas Portugueses, Espanhóis e Europeus saíram reforçados, bem como os laços entre as diferentes organizações naturistas portuguesas, para que todos possamos em conjunto lutar por esta filosofia de vida.

«Que espírito será tão cego e vazio que não entenda que o pé humano é mais nobre que o sapato que o calça, e que a pele humana é mais bela que as vestes com que a cobrimos» - Miguel Ângelo (1475-1564)


Saudações naturistas

Rui Martins
Presidente da Direcção

Fotos

 
Exposição fotográfica


Jantar de boas-vindas


Inauguração da exposição fotográfica e concurso


Jogos em equipa


Jogos em equipa (identificação de cheiros com venda)


Jogos em equipa (pista cega)


Pintura de pedras


Pintura de pedras


Pedras pintadas colocadas junto à piscina


Aula de Yôga


Workshop sobre Naturismo


Visita à praia do Salto


Espaço comum do Encontro


Aula de Yôga


Quermesse


Workshop e Quermesse


Experiência de mergulho na piscina


Experiência de mergulho na piscina


Torneio de polo aquático


Torneio de polo aquático


Reportagem televisiva


Ida a uma baragem


Ida a uma barragem


Imprensa



Reportagem do Expresso Online sobre Naturismo

http://aeiou.expresso.pt/video-naturismo-no-alentejo=f531396


Reportagens da imprensa escrita:

Expresso
Visão
Sol
Diário de Notícias
Correio da Manhã

JPN - I Encontro Ibérico
FEN - I Encontro Ibérico
FEN - II Encontro Ibérico
FEN - III Encontro Ibérico


Centro de férias naturista no Alentejo.
Piscinas biológicas são muito mais do que a soma dos elementos que a constituam. Uma piscina biológica é um sítio para a contemplação, a comunicação e a imaginação. Assim é o refúgio que nos abriga das forças severas do Mundo moderno lá fora. É o nosso lugar para sonhar e cantar, admirar e banhar, ser o ser vivo entre outros seres vivos.<br>
Uma piscina biológica é viva. Oferece muito mais do que apenas a possibilidade de tomar banho nela. Ela muda o aspecto com as estações do ano. Está diferente todos os dias. Ela permite de entrar em contacto com a natureza numa forma extraordinária, mergulhando com as rãs, cheirando as flores dos nenúfares, encantando os amantes da natureza e não só.   
Depilação Masculina

A 4 Men Clinic é um novo conceito para o homem moderno que procura dentro da Estética Masculina estar de bem com o seu próprio corpo. A 4 Men Clinic vem lhe trazer uma grande oportunidade para os que procuram: DEPILAÇÃO GENITAL MASCULINA DEPILAÇÃO CORPORAL TRATAMENTOS DE CORPO E ROSTO ESTÉTICA MASCULINA SAÚDE E ESTÉTICA DO HOMEM MASSAGENS Atendimento personalizado por uma Profissional de Estética e Especialista em *DEPILAÇÃO MASCULINA E DEPILAÇÃO GENITAL MASCULINA*, com produtos de gama profissional e pronta a lhe aconselhar sobre as novas tendências para o homem moderno. Localizada em Lisboa no Alto São João, com sua Diretora Helena Venceslau, que estará sempre pronta a lhe atender com a maior discrição, conforto, altíssima qualidade e profissionalismo comprovado por quem já passou por cá. A 4 Men Clinic espera por sua visita, pois estamos cá para inovar !!
En Trasmedtour DMC Mallorca,  estamos siempre en busca de la innovación, ofreciendo servicios turísticos especializados. Con otro nuevo proyecto en Mallorca, el cual nos gustaría compartir con vosotros: EL PRIMER E UNICO HOTEL PARA VACACIONES NATURISTAS – NUDISTAS EN LAS ISLAS BALEARES! Turismo rural naturista para casais. Patricia & Serge contacto: +351 918617893 /282330712 Um pedaço de terra onde a paz e a natureza se unem, longe da vida quotidiana e principalmente onde pode desfrutar do sossego de um ambiente relaxante e ao mesmo tempo ter a oportunidade de andar ao natural. Este belo lugar situa-se contra uma vertente da montanha, aninhado numa paisagem pitoresca, típica Alentejana e, tendo por isso, uma vista privilegiada e infindável sobre uma planície que desagua nas ondas do Oceano Atlântico. O nome SAMONATURA provêm do nome “Samouqueirinha” que é um declive da cordilheira que percorre a Costa Alentejana”, sendo então a primeira parte do nome “Samo” e porque lhe queremos oferecer uma estadia naturista batizámos de “SAMONATURA”.  Depilação Masculina
    Contactos
   
  Morada:
  
  R. Quinta das Lavadeiras,
  Nº 14 Loja A
  1750-239 Lisboa

  
  Telefone:
  
  92 650 77 55

  
  Email:
  
  federacao.portuguesa.naturismo
  @gmail.com
Sobre nós

Tendo por objectivo divulgar o Naturismo a FPN representa
a INF /FNI sendo a entidade emissora do Cartão Naturista Internacional
em Portugal.

Para quem se quer iniciar ou para quem já o pratica, aqui pode encontrar
informação, sempre actualizada, sobre esta filosofia e estilo de
vida saudável e natural.
Seja, assim, Bem Vindo!

A Equipa da FPN

Copyright © 2007-2015, Federação Portuguesa de Naturismo - Todos os Direitos Reservados


Actualizado em: 2015/08/27