Imagem de topo
Logo FPN
Logo INF
Naturismo Cartão Naturista Praias Alojamento Actividades Protocolos Publicações História Links

Praias de Uso e Costume

 As praias de uso e costume naturista  permitem com razoável "segurança", a  prática nudista salvo se algum "têxtil"  considerar ofensivo o nosso estilo de vida e  resolva chamar a polícia marítima.


Ao longo da costa portuguesa são inúmeras as praias onde a prática nudista-naturista se faz sentir. Para além das praias oficialmente naturistas outras há que, pelo seu acesso mais difícil ou isolamento (e que se encontram ainda e/ou felizmente) por concessionar, proporcionam aos amantes do naturismo zonas adequadas para a prática da nudez, numa comunhão perfeita com os diversos elementos naturais, como o Sol, a Água, a Brisa e a Areia.

Essas praias, a que chamamos de "uso e costume naturista", permitem, apesar de tudo, com razoável "segurança" , a prática nudista salvo se algum "têxtil" considerar ofensivo o nosso estilo de vida e resolva chamar a polícia marítima, situação que, felizmente, não tem ocorrido.

Dentro destas, algumas têm já um "estatuto oficioso", derivado de uma prática consequente e continuada, são conhecidas e "tacitamente aceite" pelas autoridades.

A lei 53/2010 já prevê a permissão da prática do naturismo nestes espaços deixando para futura portaria o seu reconhecimento futuro.

Artigo 2.º
Espaços de naturismo

1 — ...

2 — Sem prejuízo do disposto no número anterior, é, ainda, permitida a prática de naturismo nos espaços públicos em que, à data da entrada em vigor da presente lei, esta se tenha já implantado, sendo os mesmos sujeitos a reconhecimento por portaria publicada pelo Governo, ouvidos os respectivos municípios e as associações representativas dos naturistas.

Destacamos as seguintes:


Informação: Estamos a actualizar as paginas da praias de uso e costume. Seremos breves. Obrigado

Visite o mapa e ajude contribuindo com fotos e informação a manter actualizada a informação das praias mencionadas.