Imagem de topo
Logo FPN
Logo INF
Naturismo Cartão Naturista Praias Alojamento Actividades Protocolos Publicações História Links

Naturismo - História com Vida

História

Naturismo - História com Vida, é um projecto lançado em 20 de Setembro de 2014, que tem como objectivo colocar online toda a informação recolhida sobre a Federação Portuguesa de Naturismo desde a sua fundação em 1 de Março de 1977.

Um espaço que pretende dar a conhecer a Federação, o naturismo em Portugal e o caminho percorrido até à actualidade.

Um projecto que só será possível de concretizar com o contributo de toda a comunidade naturista.

A actualização de informação e conclusão do projecto vai depender dos contributos recebidos, se tem em suporte digital textos e fotos que possam enriquecer este acervo online e deseja contribuir, basta enviar-nos por email o seu contributo.

Indique no email por favor o nome e a ligação com que deseja ver referenciado o seu contributo.

A divisão em 4 áreas facilita a consulta e enquadra os temas:

História do Naturismo: As origens do Naturismo e da FPN.

FPN: Cronologia dos acontecimentos, oficialização de praias e actividades realizadas.

INF: A estrutura da Federação Internacional de Naturismo, congressos mundiais e participação nacional, encontros de família e aniversários.

Eunat: Congressos europeus e a participação nacional na Eunat - European Naturist Assembly.

Pessoas: Presidentes e membros distinguidos.

História

História

O Naturismo em Portugal teve o seu primeiro registo histórico nos anos 20 do século passado, associado à Sociedade Naturista Portuguesa, onde o anarco-sindicalista José Peralta era figura de relevo. Praticava-se já a nudez nas praias da Costa da Caparica.

Com a implantação do regime ditatorial, os movimentos naturistas ficaram limitados às correntes vegetarianas e de medicinas alternativas, já que a nudez era proibida e associada ao crime de “atentado ao pudor”. Só depois do 25 de Abril se (re)começam a gerar as movimentações ligadas à prática da nudez colectiva.

A FPN – Federação Portuguesa de Naturismo, foi fundada a 1 de Março de 1977, numa reunião realizada em Lisboa, na Praça José Fontana, n.º 17 – 2.º, e na qual participaram os Srs. Dr. Mário Jorge Moniz Botelho, José Pereira Godinho, Fernando de Sant’Ana, Cyrille Terrilon, Carlos Patrício Alvares, Armando Gomes e Helmut Walter.

A 22 de Abril desse ano, foi feita a escritura pública, conforme se pode ler no Diário da República n.º 150, III Série de 1 de Julho de 1977 (pág. 6105):

“Certifico que, por escritura de 22 de Abril do corrente ano, lavrada de fl. 12 vº a fl. 24 do livro de notas de escrituras diversas nº 610-B do Cartório Notarial de Oeiras, a cargo do notário licenciado Manuel Vicente Faria, foi constituída uma associação com a designação de Federação Portuguesa de Naturismo, sendo representantes do grupo que a formou Carlos Alberto das Neves Anapaz Patrício Alvares, José Jaulino Pereira Godinho e António Alberto Marques Moquenco…”

Inicialmente, a FPN teve a sua sede provisória na Rua de S. Bento, n.º 31 em Lisboa, gentilmente cedida por um dos seus fundadores, o Sr. José Godinho.

História do Naturismo

Voltar ao topo

Pessoas

Pessoas

Uma galeria de entidades e personalidades que se distinguiram pelo seu trabalho, empenho e contributo para o naturismo, para o associativismo e para a legalização de praias em Portugal.
Presidentes da FPN, portadores de Cartão Naturista distinguidos, Presidentes de Câmara, Jornalistas e empresários.

Saber mais

Voltar ao topo

Imprensa

Imprensa

O Naturismo na Imprensa

Uma colectânea das noticias publicadas em Portugal sobre o Naturismo.

A partir desta página vai encontrar a "O Naturismo na Imprensa" onde daremos conta de notícias vindas em jornais, revistas, etc., nacionais, bem como links para as edições "On-Line"e Tv's.

Se encontrar ou possuir links e recortes de imprensa, nacional ou regional, sobre Naturismo, muito agradecíamos que nos enviasse uma cópia para o arquivo da Federação Portuguesa de Naturismo. Contribua para criar um grande acervo de notícias a propósito da nossa filosofia e estilo de vida. Obrigado!

Saber mais

Voltar ao topo

Actividades

Actividades

Os eventos mais marcantes e as actividades organizadas para a promoção, divulgação e vivência do naturismo.

Saber mais

Voltar ao topo

Cronologia

Cronologia

A fita do tempo de acontecimentos importantes para a promoção e divulgação do naturismo em Portugal.

Saber mais

Voltar ao topo

Praias

Praias

Desde a aprovação da primeira Lei já foram oficializadas 8 Praias Naturistas em Portugal.

Estas praias proporcionam aos naturistas a segurança de poder praticar a nudez social num local próprio e de acordo com a lei.

Apesar de oficiais estas praias não são reservadas apenas aos naturistas. Proporcionam por isso um bom ambiente para os que se querem iniciar no Naturismo sem a obrigação da nudez.

Este espaço procura manter o registo dos acontecimentos que levaram à legalização das praias oficiais bem como os projectos não concretizados.

Saber mais

Voltar ao topo

Corpos Sociais

Corpos Sociais

A composição dos Corpos Sociais da Federação Portuguesa de Naturismo desde a sua fundação.

Listagem arrumada por Presidentes.

Saber mais

Voltar ao topo

Assembleias Gerais

Assembleias Gerais

As Assembleias Gerais da FPN e as suas decisões mais relevantes.

Saber mais

Voltar ao topo

A FPN e a INF

INF

A relação de Portugal com a INF.

Saber mais

Voltar ao topo

A FPN e a EUNAT

EUNAT

A relação de Portugal com a EUNAT.

Saber mais

Voltar ao topo