FEDERAÇÃO PORTUGUESA
DE NATURISMO

Desde 1977 a dignificar a nudez

Laurindo Correia

Presidente da FPN de 2002 a 2008

Entrevista a Laurindo Correia na Edição Nº 7 de 2007 da Revista N.

Foi presidente da FPN de 2002 a 2008 e teve um papel decisivo em conquistas que o movimento naturista alcançou em Portugal.

Desde legalização de praias para a prática naturista (Praia dos Alteirinhos – Zambujeira do Mar, Praia do Salto – Porto Covo), passando pela ajuda à instalação de empreendimentos naturistas, sem deixar de referir todo o trabalho de divulgação social que a pouco e pouco está a dar os seus frutos. Durante os seus mandatos foram legalizadas 3 praias para a prática naturista (as já referidas e a das Adegas em Odeceixe, esta com o apoio do CNA), abriram 2 novos campings totalmente naturistas e 2 pequenos turismos rurais.

Laurindo Correia foi, ainda, o grande impulsionador da existência de um horário naturista numa piscina municipal em Lisboa e de outro horário em SPA/Health Club que se mantiveram em regular funcionamento durante o período dos seus mandatos na FPN e no CNC - Clube Naturista do Centro do qual foi seu co-fundador e presidente durante alguns anos.

Foi, ainda, por sua iniciativa que a FPN, o CNC e a APANAT tiveram os seus primeiros websites e se lançou a JPN - Jovens pelo Naturismo que se constituiu numa forma de levar o naturismo a gerações mais novas.

A inauguração da sede da FPN em Lisboa e o incentivo à criação de mais clubes e associações naturistas constituiu outras das vertentes da actividade desenvolvida durante os seus mandatos.

Marcou presença em vários Congressos Internacionais de Naturismo da INF - Federação Naturista Internacional (Alemanha em 2000, Croácia em 2004, Espanha em 2006 e Brasil em 2008), tendo chegado a ser eleito para o cargo de responsável pelo Fundo de Desenvolvimento em 2004. A sua adesão ao modo de vida naturista começou na sua juventude.

Foi nessa altura que, fazendo parte do Secretariado Nacional da Juventude Socialista, se destacou na implementação de uma campanha nacional pela "legalização" do naturismo que, mesmo no pós 25 de Abril, continuava a ser perseguido pelas autoridades marítimas, tendo havido vários incidentes na zona do Meco e da Bela Vista, hoje praias oficialmente dedicadas à prática da nudez colectiva. A referida campanha reuniu o apoio e colaboração da própria FPN - Federação Portuguesa de Naturismo, presidida então pelo Dr. Moniz Botelho e da Associação Ecologista "Amigos da Terra" dirigida por Jofre Justino.

Foram impressos milhares de folhetos e autocolantes e recolhidas assinaturas em abaixo-assinado que foram dirigidas à Assembleia da República. Mais tarde, através de iniciativas legislativas do PEV - Partido Ecologista "Os Verdes", apoiados pela esquerda parlamentar e alguns deputados do PSD, foi possível ver promulgadas leis que legalizam e regulamentam o naturismo. Para o desenvolvimento destas iniciativas legislativas teve papel de destaque o seu antecessor na presidência da FPN, o Dr. Geraldes Cardoso, que dirigiu a federação durante 14 anos, tendo liderado o processo de legalização da praia do Meco, da Bela Vista e do Barril (Ilha de Tavira).

Fonte: wikipedia
Centro de férias naturista no Alentejo.
Piscinas biológicas são muito mais do que a soma dos elementos que a constituam. Uma piscina biológica é um sítio para a contemplação, a comunicação e a imaginação. Assim é o refúgio que nos abriga das forças severas do Mundo moderno lá fora. É o nosso lugar para sonhar e cantar, admirar e banhar, ser o ser vivo entre outros seres vivos.<br>
Uma piscina biológica é viva. Oferece muito mais do que apenas a possibilidade de tomar banho nela. Ela muda o aspecto com as estações do ano. Está diferente todos os dias. Ela permite de entrar em contacto com a natureza numa forma extraordinária, mergulhando com as rãs, cheirando as flores dos nenúfares, encantando os amantes da natureza e não só.   
Depilação Masculina

A 4 Men Clinic é um novo conceito para o homem moderno que procura dentro da Estética Masculina estar de bem com o seu próprio corpo. A 4 Men Clinic vem lhe trazer uma grande oportunidade para os que procuram: DEPILAÇÃO GENITAL MASCULINA DEPILAÇÃO CORPORAL TRATAMENTOS DE CORPO E ROSTO ESTÉTICA MASCULINA SAÚDE E ESTÉTICA DO HOMEM MASSAGENS Atendimento personalizado por uma Profissional de Estética e Especialista em *DEPILAÇÃO MASCULINA E DEPILAÇÃO GENITAL MASCULINA*, com produtos de gama profissional e pronta a lhe aconselhar sobre as novas tendências para o homem moderno. Localizada em Lisboa no Alto São João, com sua Diretora Helena Venceslau, que estará sempre pronta a lhe atender com a maior discrição, conforto, altíssima qualidade e profissionalismo comprovado por quem já passou por cá. A 4 Men Clinic espera por sua visita, pois estamos cá para inovar !!
En Trasmedtour DMC Mallorca,  estamos siempre en busca de la innovación, ofreciendo servicios turísticos especializados. Con otro nuevo proyecto en Mallorca, el cual nos gustaría compartir con vosotros: EL PRIMER E UNICO HOTEL PARA VACACIONES NATURISTAS – NUDISTAS EN LAS ISLAS BALEARES! Turismo rural naturista para casais. Patricia & Serge contacto: +351 918617893 /282330712 Um pedaço de terra onde a paz e a natureza se unem, longe da vida quotidiana e principalmente onde pode desfrutar do sossego de um ambiente relaxante e ao mesmo tempo ter a oportunidade de andar ao natural. Este belo lugar situa-se contra uma vertente da montanha, aninhado numa paisagem pitoresca, típica Alentejana e, tendo por isso, uma vista privilegiada e infindável sobre uma planície que desagua nas ondas do Oceano Atlântico. O nome SAMONATURA provêm do nome “Samouqueirinha” que é um declive da cordilheira que percorre a Costa Alentejana”, sendo então a primeira parte do nome “Samo” e porque lhe queremos oferecer uma estadia naturista batizámos de “SAMONATURA”.  Depilação Masculina

Copyright © 2007-2015, Federação Portuguesa de Naturismo - Todos os Direitos Reservados


Actualizado em: 2015/08/27