FEDERAÇÃO PORTUGUESA
DE NATURISMO

Desde 1977 a dignificar a nudez

Portugal vai NU - Comentário FPN

A excelente reportagem publicada pelo jornal Publico em 16 de Agosto sobre as praias oficiais naturistas em Portugal.

"Damos a volta às sete praias oficiais de naturismo em Portugal. Visitamos um turismo rural naturista. E conversamos com o presidente da Federação de Naturismo..."

Os nossos parabéns aos autores por este trabalho, pela visita às praias e pelas entrevistas realizadas.

Um artigo simples, directo e despido de preconceitos.

Uma palavra de apreço e agradecimento a todos os entrevistados pelo seu contributo para este artigo e pela opinião dada sobre cada espaço visitado.

Um trabalho de Alexandra Prado Coelho, Luís J. Santos e Mara Gonçalves que ajuda a por a nu alguns dos problemas existentes como a falta de sinalética, a invasão têxtil ou a falta de apoios de praia. 
Uma extensa reportagem em 8 paginas , capa de suplemento e grande destaque na capa do jornal num grande contributo para a divulgação e promoção do naturismo e para ajudar a  desmistificar do nudismo.

Por ser uma viajem pelas praias oficiais ficaram de fora referencias ao Norte de Portugal pondo a nu o muito que ainda falta fazer "Aquemtejo".

As praias que faltam oficializar, o associativismo que falta implementar e os espaços que faltam nascer.

O artigo mostra ainda o trabalho que falta realizar  "Alentejo", uma tarefa de carácter continuado que nunca se esgota e que esbarra nas dificuldades de uma estrutura voluntária e recursos escassos.

Um artigo com forte divulgação nas redes sociais, onde as criticas e os elogios se misturam, contribuindo para o debate e a divulgação do tema.

A defesa do nudismo, as diferenças entre o naturismo e o nudismo, e as particularidades de Portugal sobre estas duas temática são sempre um excelente tema de debate que fica para artigo futuro.

O verão é época de naturismo na comunicação social mostrando o que temos, mas acima de tudo mostrando o que ainda não temos.

É uma época de balanço anual, de sabermos e mostramos o que temos , o que somos e como aqui chegamos.

É uma época de alerta para todos os utilizadores, naturistas e nudistas sobre a fragilidade do trabalho alcançado.

"A luta continua" num país onde as leis mudam ao sabor da corrente e outras são criadas com objectivos precisos, acreditar que a nosso lei é vitalícia, que as nossas praias estão seguras, é como acreditar em contas de fadas, castelos encantados ou no pai natal.

"A luta continua" num país onde a juventude emigra e está actualmente pouco adepta do associativismo naturismo, dificultando a regeneração e pondo em perigo a sustentabilidade das associações que se dedicam a defender o naturismo em Portugal.

Um trabalho continuo que esbarra na falta de voluntários e  na falta de organizações em várias regiões do país para dar continuidade e apoio aos naturistas e nudistas que nelas residem.


A tua opinião conta: Partilha a tua opinião sobre as vantagens e desvantagens da exposição do naturismo na comunicação social e do seu impacto sobre a utilização nas praias e espaços em Portugal, no nosso blog.
 
 Fonte: Jornal Publico   #jornal publico #naturismo #praia #nudismo #media

O actual Presidente da FPN e sua esposa Presidente Adjunta (Foto Jornal Publico).




Centro de férias naturista no Alentejo.
Piscinas biológicas são muito mais do que a soma dos elementos que a constituam. Uma piscina biológica é um sítio para a contemplação, a comunicação e a imaginação. Assim é o refúgio que nos abriga das forças severas do Mundo moderno lá fora. É o nosso lugar para sonhar e cantar, admirar e banhar, ser o ser vivo entre outros seres vivos.<br>
Uma piscina biológica é viva. Oferece muito mais do que apenas a possibilidade de tomar banho nela. Ela muda o aspecto com as estações do ano. Está diferente todos os dias. Ela permite de entrar em contacto com a natureza numa forma extraordinária, mergulhando com as rãs, cheirando as flores dos nenúfares, encantando os amantes da natureza e não só.   
Depilação Masculina

A 4 Men Clinic é um novo conceito para o homem moderno que procura dentro da Estética Masculina estar de bem com o seu próprio corpo. A 4 Men Clinic vem lhe trazer uma grande oportunidade para os que procuram: DEPILAÇÃO GENITAL MASCULINA DEPILAÇÃO CORPORAL TRATAMENTOS DE CORPO E ROSTO ESTÉTICA MASCULINA SAÚDE E ESTÉTICA DO HOMEM MASSAGENS Atendimento personalizado por uma Profissional de Estética e Especialista em *DEPILAÇÃO MASCULINA E DEPILAÇÃO GENITAL MASCULINA*, com produtos de gama profissional e pronta a lhe aconselhar sobre as novas tendências para o homem moderno. Localizada em Lisboa no Alto São João, com sua Diretora Helena Venceslau, que estará sempre pronta a lhe atender com a maior discrição, conforto, altíssima qualidade e profissionalismo comprovado por quem já passou por cá. A 4 Men Clinic espera por sua visita, pois estamos cá para inovar !!
En Trasmedtour DMC Mallorca,  estamos siempre en busca de la innovación, ofreciendo servicios turísticos especializados. Con otro nuevo proyecto en Mallorca, el cual nos gustaría compartir con vosotros: EL PRIMER E UNICO HOTEL PARA VACACIONES NATURISTAS – NUDISTAS EN LAS ISLAS BALEARES! Turismo rural naturista para casais. Patricia & Serge contacto: +351 918617893 /282330712 Um pedaço de terra onde a paz e a natureza se unem, longe da vida quotidiana e principalmente onde pode desfrutar do sossego de um ambiente relaxante e ao mesmo tempo ter a oportunidade de andar ao natural. Este belo lugar situa-se contra uma vertente da montanha, aninhado numa paisagem pitoresca, típica Alentejana e, tendo por isso, uma vista privilegiada e infindável sobre uma planície que desagua nas ondas do Oceano Atlântico. O nome SAMONATURA provêm do nome “Samouqueirinha” que é um declive da cordilheira que percorre a Costa Alentejana”, sendo então a primeira parte do nome “Samo” e porque lhe queremos oferecer uma estadia naturista batizámos de “SAMONATURA”.  Depilação Masculina

Copyright © 2007-2015, Federação Portuguesa de Naturismo - Todos os Direitos Reservados


Actualizado em: 2015/08/27